quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comunidade do bairro Aracelis Souto Maior sofre com as chuvas intensas dos últimos dias


Rua Rio Cotingo virou um mar de aguas
  















Por Darlan Frota e Edilson Oliveira

As fortes chuvas que vem castigando o Estado de Roraima nos últimos dias, já deixam sérios prejuízos para a população local e de outros Municípios. Os moradores da rua Rio Cotingo no bairro Aracelis Souto Maior, passaram a conviver junto com os sapos e um terrível lamaçal.

O município de Boa Vista tornou-se um celeiro de buracos e a pavimentação das ruas e avenidas da Capital são intrafegáveis em decorrência das chuvas intensas, dano-se ainda a falta de estrutura que as mesmas se encontram.

Conforme desabafos da aposentada Raimunda Gomes Pinheiro, 80, e moradora na rua  Rio Cotingo essa situação se repete em todo período de chuvas há mais de 4 anos. A falta de apoio do poder público é repugnante, onde o descaso é total e a as pessoas são tratadas como meras mercadorias encaixotadas indefesas e alvos do sistema ou simplesmente curral eleitoreiro.

se continuar o volume de chuvas  os moradores terão que sair
Para a dona Raimunda, a falta de estrutura e saneamento básico das ruas do bairro, trás conseqüências negativas para a saúde das crianças e principalmente das pessoas idosas de modo geral, onde as mesmas são mais propensas as doenças.

DESCASO

No período de inverno são comuns as áreas mais baixas da capital boavistense sofrerem com as enchentes, a pesar de existe um trabalho preventivo de limpezas de esgotos e valas por onde passam todas as águas das chuvas, não existe ainda um sistema de saneamento das áreas em que os problemas acontecem com freqüência.



Moradores ficam ilhados com agua dentro de suas casas.

Quem mais sofre com o descaso público é a população humilde, os motivos são vários, desde a falta de planejamento por parte das autoridades responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, até falta incentivos de políticas públicas verdadeiras para orientar de forma sustentável a população menos esclarecidas do seu papel na sociedade.

As Políticas públicas presente no Estado precisam sair dos gabinetes de governos e passarem a ser desenvolvidas na prática e acabar de vez com as invasões desordenadas em troca de votos ou boa vontade do sistema político em resolver os problemas que se arrastam por anos sem ter uma solução.

A Constituição Federal deixa claro que, para o cidadão tenha o direito a sua propriedade tem que seguir a função social da mesma, quer dizer que a propriedade urbana tem que seguir o plano diretor da cidade.

IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BASICO 

Saneamento é definido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social e é importante salientar que quando tratamos de saneamento estamos falando de Purificador de Água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos Agentes de Saúde

Estabelecidas as definições e a abrangência do termo saneamento, fica clara a importância do saneamento para a saúde do homem, dos animais e da vida do planeta como um todo, pois o saneamento está diretamente relacionado com a saúde e com o meio ambiente.


Importância do saneamento básico
A falta de saneamento em uma comunidade traz uma série de problemas e conseqüências graves. A falta de canalização e de tratamento de esgotos leva a população a conviver com seus próprios excrementos em condições precárias de saúde, o que acarreta diversas doenças, algumas que podem inclusive levar a morte, especialmente crianças e idosos. O saneamento é importante como condição de cidadania para os indivíduos, e este é um direito constitucional de todo brasileiro. O importante é controlar a Poluição do Ar e para isso as indústrias precisam se conscientizar. A importância do saneamento também se reflete nas condições ambientais, pois o esgoto não tratado é despejado diretamente nas reservas de água, causando a poluição da água, assim como o lixo que não é coletado e devidamente destinado acaba por poluir o solo, causando a degradação ambiental.


 Morador tenta chegar em sua casa com sua bicicleta
O Governo Federal através dos seus órgãos técnicos e das Secretarias de Saúde tem incentivado o desenvolvimento de projetos de saneamento em todo o país, além da capacitação dos profissionais de vigilância ambiental. Os conceitos de saneamento e sua importância têm evoluído e há uma conscientização da população sua responsabilidade como agente fiscalizador das ações públicas nesse setor. Saneamento é um tema urgente e importante para a saúde dos seres vivos e para a vida do planeta, pois a utilização dos recursos naturais de forma indevida gera uma poluição ambiental com conseqüências graves no planeta e nós somos responsáveis, e devemos fazer a nossa parte e cobrar do governo as medidas necessárias de sua responsabilidade. O Controle Meio Ambiente é muito importante. Mais informações acesse http://www.culturamix.com/saude/importancia-saneamento



Nenhum comentário:

Postar um comentário