segunda-feira, 6 de junho de 2011

O VERGONHOSO DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Por Darlan Frota

Apesar de o Brasil ser uma democracia elogiada por muitos outros países e bem conceituada no mundo, inclusive nos Estados Unidos, os direitos humanos no Brasil poderá demorar ser respeitado.O relatório da Organização de direitos humanos Human Rights watch citou as atrocidades cometidas principalmente por policiais que torturam, intimidam e extorquem os menos favorecidos e com o apoio de muitas autoridades que fazem vistas grossas para que casos graves de falta de respeito aos direitos dos cidadãos não tenham punição adequada e isso proporciona reincidência de novos casos.

Este relatório também cita a situação degradante do sistema carcerário brasileiro, que predomina a violência, e tem condições subumanas e que não ressocializa ninguém. 

Com mais de 200 mil presos a cima do que o sistema suporta, torna-se incapaz de preparar uma pessoa pra voltar a sociedade, deixando esses presidiários mais envolvido com o crime, isso quer dizer que esse sistema carcerário brasileiro é mais uma escola pra se atuar na marginalidade.

A violação dos direitos humanos tem muito a ver com a impunidade, e o Brasil deu um passo importante no ano de 2004, quando ele federalizou os crimes contra os direitos humanos.

Isto quer dizer que os crimes cometidos contra os direitos humanos podem passar de uma estância estadual para ser julgada pela justiça federal e proporcionar uma maior chance de punição para quem pratica esse tipo de crime.

Esse relatório mostra, a divida histórica que o Brasil tem com a população mais excluída em relação aos direitos de povos que sempre foram empobrecidos e seus direitos desrespeitados, penalizados pela ineficiência de um estado inerte em punir rápida e eficazmente os responsáveis. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário