terça-feira, 28 de junho de 2011

Tribunal internacional emite ordem de prisão contra Khadafi

Mandado torna Khadafi suspeito procurado internacionalmente, mas sua prisão só pode ocorrer nos países que assinaram o tratado reconhecendo o TPI. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu uma ordem de prisão contra o ditador líbio, Muammar Khadafi, e seu filho, o diretor do serviço secreto líbio, Abdallah al-Senussi, nesta segunda, 27. Eles são acusados de crime contra a humanidade.

Leia também: ONU: Khadafi e oposição cometeram crimes contra a humanidade na Líbia


Khadafi é o segundo chefe de Estado a receber um mandado de prisão do TPI. Antes dele, apenas o presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al Bashir, acusado de genocídio, foi alvo do tribunal.

O procurador-chefe do TPI já havia pedido, em 16 de maio, que  os juízes emitissem a ordem de prisão. Os três são suspeitos de homicídios e de perseguições, que constituem crimes contra a humanidade cometidos pelas forças de segurança contra a população civil líbia desde 15 de fevereiro.

Os juízes anunciaram a decisão durante uma audiência pública em Haia. A Promotoria apresentou provas de que Khadafi e seus parentes orquestraram assassinatos, ataques e prisões de centenas de civis durante os primeiros 12 dias da revolta popular contra seu regime.

O mandado torna Khadafi, Seif e Sanoussi em suspeitos procurados internacionalmente, mas sua prisão só pode ocorrer nos países que assinaram o tratado reconhecendo o TPI.

Fonte: Portal Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário