sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sarney afirma no plenário do Senado que PEC 33/09 irá a voto em breve

Em intensa agenda realizada quarta-feira (15) dirigentes sindicais, professores e estudantes de Jornalismo participaram do ato nacional em defesa do diploma, em Brasília. Os manifestantes ocuparam as galerias do plenário do Senado.
Após manifestações de sete senadores solicitando a votação da PEC 33/09, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB/AP), comprometeu-se a colocar a matéria em votação após a desobstrução da pauta de votação de medidas provisórias.

Participaram das manifestações delegações sindicais de Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas, Distrito Federal, Acre, Amapá, Bahia, Paraná, Pará, Município do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e professores e estudantes de Jornalismo da UnB e do CEUB.

No início das atividades, os manifestantes reuniram-se com a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, deputada Rebeca Garcia (PP/AM). Depois houve um corpo a corpo com deputados e senadores, conquistando nova adesão à Frente Parlamentar.

Ativistas participaram do lançamento do portal e-democracia juntamente com o autor da iniciativa e da PEC 386/09, deputado Paulo Pimenta (PT/RS) e, posteriormente, concentraram-se nas galerias do plenário do Senado.

Após a manifestação de sete senadores em apoio à luta dos jornalistas e solicitando a votação da PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), o presidente do Senado registrou que medidas provisórias têm obstruído a pauta do plenário e que são necessários os votos de no mínimo 49 senadores para aprovação de emendas à Constituição. Sarney assegurou que após a desobstrução da pauta a PEC poderá ser votada.

Para o presidente da FENAJ, Celso Schröder, a mobilização no Congresso Nacional foi positiva. “Principalmente porque o presidente do Senado comprometeu-se publicamente em colocar a PEC na pauta em breve”, destacou.

A FENAJ orienta os apoiadores da campanha em defesa do diploma a ampliarem os esforços de adesão ao abaixo assinado dos cidadãos, ao Manifesto das Entidades e de sensibilização dos senadores para que a PEC 33/09 tramite em regime especial.

Fonte: FENAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário