domingo, 18 de setembro de 2011

Senado debate a violência no campo


A morte de seis trabalhadores rurais no Pará e em Rondônia motivou a criação de uma comissão no Senado para debater o problema na região Norte do país. Comissão foi criada para visitar os locais onde ocorreram mortes no campo.


A Subcomissão Permanente da Amazônia e a Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira promovem na próxima quinta-feira (22) audiência pública sobre violência no campo.

O s senadores vão debater os trabalhos desenvolvidos pela comissão externa do Senado, criada para visitar in loco os locais onde trabalhadores rurais foram assassinados em maio deste ano.

Crimes

Em Vista Alegre de Abunã (RO), o líder de assentamento Adelino Ramos, conhecido como Dinho, foi assassinado após denunciar a exploração ilegal de madeira na área. Dias antes, em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, foram assassinados Eremilton Pereira dos Santos e o casal de agricultores José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo.

Além deles, nos últimos meses, outros líderes da região foram mortos ou sofreram ameaças. Autora do requerimento que propôs o debate, a presidente da Subcomissão da Amazônia, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), argumenta que a violência no campo assumiu proporções inaceitáveis com a morte de trabalhadores rurais que denunciavam ação ilegal de madeireiros na região.

Visitas

Vanessa Grazziotin fez parte da comissão de quatro senadores - composta também por Valdir Raupp (PMDB-RO), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) - que fez duas visitas à Região Norte, nos locais onde os trabalhadores foram mortos.

Nas visitas, os senadores discutiram com autoridades e lideranças comunitárias formas de enfrentar a violência e melhorar as condições de vida da população local. Essas discussões serão agora trazidas para o Senado.

Viúva

Entre os convidados para a audiência desta quinta-feira estão Eliana Ramos, mulher de Adelino Ramos, uma das vítimas, e representantes do Ministério Público Federal, da Comissão Pastoral da Terra, da OAB Nacional e dos governos do Pará, Rondônia e Amazonas. Trabalhadores rurais e integrantes do governo federal também devem estar presentes.

Fonte: Portal BAND.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário