terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comissão de Direitos Humanos cobra nomes de suspeitos de terem abusado de menor de idade

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em Belém, no Pará, informou que irá fiscalizar e acompanhar o tráfico de pessoas dentro de presídios de todo o Estado. A medida foi tomada depois do caso da adolescente de 14 anos que teria sofrido abuso no presídio Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Americano, Santa Izabel do Pará. Eles fizeram uma visita no local na tarde de segunda-feira (26).
A comissão participou antes de uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa, Luiz Fernandes Rocha, e outros representantes do governo para discutir o caso e cobrar quem seriam os suspeitos de terem abusado da menor de idade. Segundo a deputada Erika Kokay, eles irão acompanhar as propostas para que não ocorra mais abuso em nenhum presídio.

- Nós precisamos saber qual o plano do Governo do Estado para o combate às redes de exploração sexual, como está o andamento do inquérito que apura a violência cometida contra a menor, onde estão os presos acusados de ter estuprado essa adolescente.

Dois inquéritos foram abertos para investigar o caso, de acordo com o secretário de Segurança. A Polícia Civil divulgou no sábado (24) o retrato falado da mulher suspeita de levar menores para ter relações sexuais com presos na Colônia Agrícola Heleno Fragoso. As características foram elaboradas depois dos depoimentos da adolescente que teria sofrido abuso.

Ela é conhecida como Anne e seria de cor parda, cabelos alisados e escuros com mechas vermelhas, cerca de 1,60 m de altura e com idade aproximada de 25 anos. A mulher teria uma tatuagem no lado interno do antebraço esquerdo com a palavra "Tiago".  

O caso

A adolescente de 14 anos conta que entrou duas vezes na Colônia Agrícola Heleno Fragoso. Ela inclusive teria mantido relações sexuais com mais de três presos ao mesmo tempo. A garota disse que fugiu de casa há quatro meses para morar com o namorado em Outeiro. Lá, a mulher teria insistido para que a garota fosse com ela ao presídio. Outras duas adolescentes também teriam sofrido abuso. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar e está sendo investigado.

No local, ela teria encontrado as outras duas adolescentes. O pagamento para o serviço era de cerca de R$ 20. Com o dinheiro, a garota teria comprado bebida para os detentos, e lanche para as “colegas”, uma vez que elas passavam fome no local. Os detentos também teriam drogado as meninas.

O governo já exonerou cerca de 20 funcionários envolvidos no caso, inclusive o major Francisco Mota Bernardes do comando da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário). O novo responsável pela pasta é o major Mauro Barbas. Em nota, o secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha, disse que Bernardes, mesmo tendo prestado “grande serviço” ao retirar “todos os presos das delegacias da capital.
 
- Não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal.

Durante a semana passada, a adolescente passou por exames e prestou depoimentos. Representantes do governo federal fizeram vistoria no presídio e informaram que também irão investigar o que caso e que não seria a primeira vez que menores entram no local.
 
Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário