sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MT: comissão de Direitos Humanos condena morte de jornalista

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou nesta quinta-feira o assassinato do jornalista Auro Ida, e cobrou das autoridades brasileiras "investigações prontas e diligentes".


A CIDH informou que Auro Ida foi assassinado na noite de quinta-feira da semana passada com cinco tiros em Cuiabá (MT). O comunicado da Relatoria Especial indicou que o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, José Riva, manifestou à imprensa local que Ida disse que recebia ameaças há várias semanas, devido a reportagens em que estava trabalhando.

Auro Ida era jornalista político, fundador do site Mídia News e colunista do portal Olhar Direto. Chegou a trabalhar no jornal A Gazeta e atuou como secretário de comunicação do governo de Cuiabá. A CIDH destacou que, desde o início do ano, três repórteres foram assassinados no Brasil e um blogueiro foi baleado, mas sobreviveu ao ataque.

A Relatoria Especial expressou "sua preocupação pelos crimes reportados e fez um chamado às autoridades, para que antecipem todos os esforços necessários a fim de evitar reincidências, além de identificar os responsáveis materiais e intelectuais, julgá-los, e indenizar os familiares das vítimas". 

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário