terça-feira, 20 de setembro de 2011

OAB diz que site de denúncias pode ser mais eficiente que CPIs


Por Silvana Chaves

A Ordem de Advogados do Brasil (OAB-SP) disse ontem que o surgimento de sites exclusivos para o recebimento de denúncias anônimas pode se transformar num instrumento de investigação mais eficiente que as Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs), usadas pelo Poder Legislativo.
Segundo o conselheiro da entidade, Jarbas Machioni, esse tipo de canal pode ter efeito parecido com o Disque-Denúncia, importante aliado nas investigações da Polícia Civil. “Espaços como esses mudarão a forma de apuração das matérias jornalísticas, gerando menos risco às fontes e mais objetividade no trabalho da imprensa”.

Folhaleaks

 
Os comentários de Machioni estão relacionados ao lançamento, no último final de semana, do Folhaleaks, site de denúncias criado pelo jornal Folha de São Paulo para receber informações e documentos de fontes anônimas ou não, que, após triagem, poderão resultar em conteúdo jornalístico.

Para o representante da OAB, a tendência é que o Folhaleaks assuma um papel de referência por ter se lançado na frente. Machioni recomenda, porém, que o site busque um posicionamento mais aberto. “O ideal seria que essa ferramenta pudesse ser acessada por todos, nos moldes do Wikileaks”.

O site da Folha deve, na opinião de Machioni, contribuir para a melhoria do jornalismo. “A imprensa tem o hábito de reproduzir o que vê na internet muitas vezes sem checar se a denúncia está correta. Com o Folhaleaks, espera-se que os jornalistas sejam incentivados a produzir um jornalismo de qualidade”.
 
Fonte: Portal de Comunicação Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário