sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um Estado ineficiente que não respeita as Leis


Opinião formada pelo Jornalista Darlan Frota

No Brasil não existe pena de morte, a Constituição federal deixa bem claro que não é permitido que algum cidadão pague com sua própria vida nenhuma sentença, não importando qual seja o delito que cometa. Mas, para o estado de Roraima isso parece não ter valor, até porque pessoas que coordenam o Sistema Prisional do Estado chegaram a alegar para alguns integrantes da Pastoral Carcerária que dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo a Constituição Federal não vale.

Isso é chocante, porque nada e nem ninguém pode estar à cima da Lei máxima deste País.

Todos sabem o que vem acontecendo por trás daqueles muros, mas nada é feito, O ministério Público só assiste, e ação que é bom nada. Até quando as pessoas que forem presas terão que ser julgadas por meia dúzia de criminosos inescrupulosos que se acham os juízes daquele pedaço e determina quem vai ou não vai morrer.

Será que eles tomaram o lugar do estado, esse mesmo estado que era pra estar responsável por vidas de pessoas que estão em sua tutela, mas o que vemos, é a ausência desse poder. Estará faltando pessoas competentes para gerenciar este setor? Ou será preciso uma intervenção Federal para que o governador tenha uma visão real da situação.

Muitos já morreram ali, a desculpa de quem administra aquele presídio é que as mortes que ocorreram naquele interior foram provocadas pelas vitimas que se enforcam. Essa desculpa já não convence nenhum cidadão roraimense que conhece a situação.

A morte deste pedreiro é as mais recentes das muitas que já aconteceram, foi uma afronta ao Estado Democrático de Direito, e um forte indicio de que a secretaria responsável pelo Sistema Prisional roraimense não tem controle da situação e precisa agir para que crimes como este não volte acontecer.

Livrem-se quem poder, porque ninguém saberá quem será o próximo a ser jogado na jaula dos leões e criminosos juízes da PA poderão decidir se viverá ou se vai passar desta pra outra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário