quarta-feira, 20 de julho de 2011

ONG de direitos humanos denuncia torturas em prisões russas

Os juristas da ONG russa "Seu Direito" denunciaram nesta terça-feira torturas e violação do regimento interno por funcionários das prisões da região de Saratov, no sul da Rússia. "Os detentos das penitenciárias da região de Saratov e seus familiares denunciam uma forte deterioração na aplicação do regimento interno nos últimos anos.


A defesa e o respeito aos direitos humanos no sistema penitenciário diminuíram", declararam os presos em carta aberta entregue pela ONG às autoridades russas.

Na penitenciária número 1 ainda funcionam as chamadas "celas duras", onde presos muito violentos, em cumplicidade com a administração, torturam internos que não cooperam com os funcionários, inclusive para que confessem crimes que não cometeram, indicou a carta, citada pela agência "Interfax".

"Em maio de 2011, após darem um depoimento em um programa de televisão sobre o suicídio de um grupo de presos na cadeia de Engels, dois detentos foram torturados pelos oficiais da prisão. Em seguida, e sem poderem sequer pegar suas coisas das celas, foram transferidos a outras cadeias da região", indicou a carta.

A ONG lembrou que, em 6 de julho, um grupo de presos da penitência número 3, situada na localidade de Balashov, foram espancados "sem nenhum motivo" pelas forças especiais de Instituições Penitenciárias de Saratov.

"Os detentos de Simonov, Baramiya, Darsaniya e Oganisian informaram o ocorrido a um funcionário da Promotoria e foram imediatamente levados para celas de isolamento", revelou o texto.

Os ativistas consideram que atualmente as autoridades judiciais não estão em condições de garantir o respeito aos direitos dos presos na região de Saratov.

O assistente do responsável para o cumprimento das normas nas penitenciárias de Saratov, Alexei Taradin, declarou que a veracidade de todos os fatos expostos na carta será averiguada.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário