terça-feira, 30 de agosto de 2011

ONU ‘alarmada’ com relatos de violações dos direitos humanos na Líbia

O Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU informou estar “alarmado” com relatos sobre atrocidades e violações de direitos humanos na Líbia. O país está em conflito, desde o início do ano, entre forças do governo e rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muammar Kadhafi.


Família

Há mais de uma semana, os rebeldes entraram na capital Trípoli festejando a tomada de controle da cidade.
Segundo agências de notícias, quatro membros da família de Kadafi, incluindo a esposa, teriam fugido para a Argélia, nesta segunda-feira.

De acordo com o Alto Comissariado da ONU, milhares de pessoas estão desaparecidas na Líbia. Muitas delas teriam sido presas e outras levadas cativas logo no início dos confrontos, ou até mesmo antes do conflito começar.

O Alto Comissariado informou ainda que não há mandados de prisão expedidos contra a família de Kadafi que fugiu do país.
A ONU recebeu relatos, que ainda não puderam ser confirmados, de que simpatizantes de Muammar Kadafi teriam sido mortos por grupos rebeldes.

Integrantes da oposição dizem que até 50 mil pessoas estariam desaparecidas  na Líbia. Uma Comissão de Inquérito das Nações Unidas para o país irá apurar as informações.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário