terça-feira, 23 de agosto de 2011

ONG que protege jornalistas abre escritório em São Paulo


A organização não-governamental International News Safety Instiitute (Insi), que se dedica à proteção de jornalistas em coberturas arriscadas, terá representação no Brasil, com o primeiro escritório a ser aberto em São Paulo, informa a Folha de S.Paulo.

O trabalho da ONG envolve a preparação dos profissionais de imprensa para situações de risco e promove troca de informações, sem nenhum custo. Segundo o instituto, sua presença no Brasil pretende melhorar as condições de trabalho e segurança dos jornalistas na região.

Na América Latina, o escritório estará localizado na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e será dirigido pelo jornalista Marcelo Moreira, vice-presidente da Abraji e editor-chefe do RJTV, telejornal da TV Globo.

Organizações de defesa aos jornalistas e liberdade de expressão preocupam-se cada vez mais com a segurança dos profissionais de imprensa na AL. Desde 2010, já foram registradas pelo menos 19 mortes a jornalistas na região. O Brasil está em segundo lugar, empatado com Honduras, no ranking de países mais perigosos da AL para jornalistas da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que registrou quatro mortes em cada país, somente neste ano. 

O país mais perigoso para o exercício da profissão é o México, que já contabilizou cinco homicídios em 2011.

Fonte: PortalImprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário