sábado, 10 de maio de 2014

É bola no campo, ebola na rua

Agência Nacional de Vigilância Sanitária redobrou a atenção e informa estar preparada em todos os aeroportos. Vinte anos depois, justamente durante uma Copa do Mundo, o vírus ebola volta a assustar o mundo, em especial a África Ocidental, onde teve origem. A ONG Médicos Sem Fronteiras enviou mais 60 profissionais para a região. O vírus já matou 135 vítimas nos últimos meses na Guiné e Libéria. Há uma preocupação de entrada do vírus no Brasil com a chegada das seleções e de turistas vindos do continente.


Boletim do medo

Até abril, a Guiné registrou 197 casos suspeitos e 122 mortes – outras 27 casos na Libéria, com 13 mortes. A PF e a Anvisa estarão atentos na imigração dos aeroportos.
Top secret
Uma preocupação ronda as autoridades de saúde e policiais em São Paulo. Há suspeita de dois casos de ebola em estrangeiros que migraram do Acre para o Sudeste.
Tão longe, tão perto
Procurada, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de SP nega casos registrados do vírus, mas não comenta sobre as suspeitas.
Porta escancarada
O Acre tornou-se entrada de estrangeiros ilegais, não somente de haitianos – a maioria – mas também senegaleses e angolanos, que podem chegar infectados com o vírus.
Inferno astral
A despeito de o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ter negado direito a José Dirceu de trabalhar como advogado, no regime semiaberto, o ex-ministro corre o risco de ficar sem emprego garantido também. É que a OAB-SP analisa processo de cassação do seu registro, por ser condenado e apenado – o que é contra a conduta da Ordem.
Cachoeira 2.0
A CPI ou CPIs da Petrobras têm tudo para se tornarem versão 2.0 da CPI do Cacheira: muito barulho para nenhum resultado. É tamanha a vontade de base e oposição de descobrirem os malfeitos de cada partido em ingerência na estatal.. que nada vai andar.
Por ora, Requião
O senador Roberto Requião ganhou em 1ª instância ação contra o jornalista Ricardo Boechat, que considerou ‘roubo’ ele receber aposentadoria de ex-governador. Requião arrancara de repórter o gravador, ameaçou bater nele e apagou todas as gravações…
Precedente
Requião é reincidente com jornalistas. Quando governador do Paraná, em visita a Londrina, não gostou da pergunta de um repórter e quase torceu o dedo do repórter.
Aécio e o quinteto
Da Coluna na Revista VOTO deste mês: Aécio Neves começou a passar o chapéu entre o grande empresariado, ciente da corrida contra o tempo, com a ajuda dos ex-ministros da equipe econômica de FHC, com bom trânsito entre fundos e empresários.
Lição no Serra
Aécio quer evitar o erro de José Serra em 2010: o presidenciável fora procurado por representantes de cinco grandes setores dispostos a ouvir propostas e investir no PSDB, mas Serra recuou, e demorou a se decidir. O quinteto investiu na campanha de Dilma.
Índio quer mandato
Uma proposta de Emenda Constitucional que avança pode fazer jus à passagem do pioneiro Mario Juruna pelo Congresso, o primeiro índio a ocupar um assento no Parlamento. A PEC 320/13, do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), prevê a criação de vagas especiais de deputado federal para as comunidades e etnias indígenas.
Tigres asiáticos
Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) procura sarna para se coçar com o governo. Organiza delegação de senadores para visitar Taiwan ainda neste mês. O país não é reconhecido pela China – que tem ótimas relações com o Brasil.
Precedente
Quando decidiu visitar Dalai Lama no Tibet por conta própria, o deputado Walter Feldman (PSB-SP) sofreu pressão da embaixada da China. Mas foi e conheceu o ídolo.
Na classe C..
Os homens anda violentos.. Uma jovem levou 40 facadas do parceiro em Piraquara (PR) porque, no meio do rala e rola, gritou ‘Vai Carlão!’. Ailton, o namorado, ficou brabo.
.. e na classe A
Em Brasília, down no high society: marido que não aceitou separação desferiu 37 facadas na jovem esposa. Ela se recupera. Ele já gasta com bons advogados.
Ponto final
Para os casais na cama, para ele ou ela: na dúvida, grite ‘Vai, Brasil’!
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário