sexta-feira, 17 de junho de 2016

VOTO ÉTICO CONSCIENTE: Para um Brasil afirmativo e sustentável

O ser humano é capaz de mudar, basta querer e acreditar


Por José Edilson de Paulo Oliveira, professor de Filosofia, Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Especialista em Gestão Escolar

Os cidadãos de bem, caráter e honestidade têm a cada quatro anos a oportunidade de exercer o ato democrático de direito, ir às urnas fazer valer os direitos democráticos de escolher uma pessoa para bem os representarem, no qual esse indivíduo será o porta-voz da comunidade na busca de ideais de igualdade, cidadania com base sustentável.

Não se pode esquecer que o ato de votar de forma honesta e compromissada não se faz somente na época de eleições e sim nos quatro anos de mandato de seu representante. O cidadão precisa e deve de forma árdua, consciente e incansável cobrar dos parlamentares: Políticas Públicas de fato para a sociedade, fiscalizar o uso correto da aplicabilidade dos recursos, e se esses mesmos recursos estão sendo distribuídos de forma ordenada, digna e real.

Para que o Brasil e o estado de Roraima cresçam de forma significativa e se desenvolver de forma igualitária, tanto do ponto de vista econômico como social, é necessário que o cidadão comum pesquisasse e vote conscientemente, pautado sempre pelos verdadeiros princípios da moralidade ética.

Atitudes como essa reflete em saúde de qualidade, com atendimento humanizado, educação com valorização dos professores e profissionais da área, profissionais esses que conduzem de fato os métodos de aprendizagem das crianças e jovens futuro do Brasil.

A partir do momento que o cidadão vende seu voto, perde o direito de cobrar políticas limpas para o Brasil e consequentemente para o Estado. Vale lembrar que só existe parlamentar corrupto porque existe eleitor corrupto, vende seu voto por algo momentâneo, do mesmo modo que só existe tráfico de drogas por que existe o receptador e o comprador, não esquecendo que o parlamentar tem exatos quatro anos para arruinar ou desenvolver o Estado Democrático de Direito, pense, reflita e vote por um Brasil melhor.

O ser humano é capaz de mudar, basta querer e acreditar, o futuro depende das nossas ações do presente, já mais teremos um futuro harmônico com uma realidade presente tão promíscua, descompromissada com a verdade e lealdade.

Em tempos de Eleições, exerça pra valer seus direitos e deveres de cidadão, faça sua parte, vote de maneira ética pensando nas gerações futuras e depois dê continuidade ao trabalho de articulação e luta de igualdade de valores sociais.

Os seres humanos são os únicos capazes de mudar o ritmo de uma realidade que não vai bem, se não está bem é por que falta uma comunidade ativa que cobre ações de valor moral.

A Constituição Federal de 88 que rege o País deixa claro: “Que todo poder emana do povo”, entende-se que o povo pode colocar quem assim merecer para representá-los no poder, como também tem o dever moral nas mesmas proporções de tirar àquele que assim não os representar com dignidade e valor ético.

Não adianta a população votar sem conhecer os candidatos, pois não terá sabedoria e nem moral suficientemente para cobrar ações enérgicas desses representantes do povo. Pense nisso, pratique com sabedoria e inteligência o poder de escolha que só você tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário