Nesta quinta-feira, 30 de junho, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2010. A publicação contém dados, análises e artigos sobre a situação violenta da qual os povos indígenas são vítimas em todo o país.
Os dados são divididos nas seguintes categorias: violência contra o patrimônio; violência contra a pessoa praticada por particulares e agentes do poder público; violências provocadas por omissão do poder público; violência contra povos indígenas isolados e de pouco contato.
Coletiva de imprensa
Para apresentar os dados e falar sobre a situação de violência de que são vítimas os indígenas brasileiros, haverá coletiva de imprensa amanhã, a partir das 15h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estarão presentes o presidente do Cimi, dom Erwin Kräutler, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a antropóloga e coordenadora da pesquisa, Lúcia Helena Rangel, e o colaborador do Cimi no Amazonas, Egydio Schwade, além de missionários da entidade.
O relatório é publicado desde 1993 e é uma importante ferramenta de denúncia das violações dos direitos indígenas garantidos pela Constituição de 1988.
Leia também:
Fonte: http://www.cimi.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário