segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fundo Brasil apoiará 13 projetos de Direitos Humanos e Desenvolvimento

O Fundo Brasil concluiu a seleção dos projetos a serem apoiados por meio do Edital Específico Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, realizado em parceria com a Fundação Ford. Serão apoiadas 13 iniciativas, de nove Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. O resultado está publicado em nosso site, clique aqui para conferir!


Serão apoiados diretamente pelo menos cinco comitês populares da Copa de 2014, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Os comitês representam um espaço de mobilização popular e de contestamento, para que todos possam usufruir dos investimentos realizados.

Também relacionadas aos megaeventos esportivos, há iniciativas no Distrito Federal, que vai avaliar a mobilidade urbana; no Mato Grosso, uma campanha e atividades de formação vão tratar dos impactos socioambientais e das violações de direitos humanos que ocorrem em decorrência da preparação para os jogos; na Bahia, onde mulheres negras vão tratar da violação de direitos das ambulantes; em São Paulo e no Ceará, com foco na moradia e nas ações de despejo em curso.

Dois quilombos urbanos do Rio de Janeiro também tiveram projetos contemplados. Na Ilha da Marambaia e na Lagoa Rodrigues de Freiras - comunidade de Sacopã -, quilombolas lutam pela defesa de seus territórios.

Processo seletivo

Para esse edital específico, o Fundo Brasil recebeu 258 proposta; 40 foram desclassificadas por não serem oriundas de regiões metropolitanas de Capital, conforme previa o edital. Como ocorre nos editais anuais, realizados desde 2007, após uma triagem inicial, os projetos são remetidos a um comitê de seleção externo.

Neste edital, o comitê foi composto por Betania Alfonsin, Itamar Silva, Letícia Osório e Taciana Gouveia. Coube aos especialistas indicarem os projetos que deveriam ser contemplados, para decisão final da diretoria do Fundo Brasil.

Os grupos responsáveis pelos projetos selecionados já estão sendo contatados para assinatura dos contratos e as atividades devem começar a partir do início de outubro. Cada um dos contemplados receberá até R$ 25 mil para realizar o trabalho proposto.

Com esses novos projetos, o Fundo Brasil alcança a marca de 34 projetos apoiados em 2012, mantendo crescimento contínuo com relação aos anos anteriores, como pode ser conferido abaixo. O número total de iniciativas contempladas chega agora a 175, distribuídas por todas as regiões do País. As doações somam um montante de R$ 4,2 milhões
 
Fonte: Fundo Brasil de Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário