quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Duas irmãs de 92 e 94 anos morrem amarradas à cama num incêndio em Gaia

Por Marta Neves

Duas irmãs, de 92 e 94 anos, morreram, esta manhã, num incêndio em Vila Nova de Gaia. Estavam ao cuidado de um casal, que foi resgatado pelos bombeiros da varanda do terceiro andar. O fogo terá deflagrado no "hall" de entrada, impossibilitando a fuga pela porta.

Duas irmãs, com mobilidade reduzida, morreram, esta manhã, num incêndio, no nº 52 da rua Cabo Borges, no centro de Vila Nova de Gaia. As senhoras, uma de 92 e outra de 94 anos, foram encontradas sem vida no quarto onde dormiam.

As vítimas mortais estavam, há vários anos, ao cuidado de uma senhora, que ficou ferida sem gravidade, mas careceu de assistência hospitalar devido à inalação de fumo.

A possibilidade de as idosas estarem amarradas à cama quando as chamas deflagraram era falada no café situado ao lado do número 52. Segundo a Agência Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Gaia, Rui Cardoso, confirmou essa situação, não adiantando mais pormenores.

Uma mulher que vive perto do edifício onde deflagrou o incêndio, afirmou à Lusa ter apanhado "um grande susto" esta manhã. "Vi duas pessoas na varanda muito aflitas. A senhora estava a querer entrar em casa para salvar as idosas, e o homem a agarrá-la para não a deixar entrar", relatou.

O casal proprietário da casa, ambos desempregados, foi resgatado pelos bombeiros, com uma auto-escada, da varanda do terceiro andar, onde se refugiaram das chamas, que terão começado no "hall" de entrada do apartamento, impossibilitando a saída pela porta.

Segundo o vereador da Câmara de Gaia responsável pela Proteção Civil, Rui Cardoso, o fogo deflagrou no "hall" de entrada, local escolhido pelo proprietário da habitação para guardar botijas de oxigénio. "Poderá ter havido uma pequena fuga de oxigénio e basta ligar um interruptor para dar início ao incêndio", disse.

Ao que o JN apurou, não há qualquer relação de parentesco entre as vítimas e os donos do apartamento, um casal que, segundo testemunhos, há vários anos tomava conta daquelas idosas.

Segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS), do Porto, o alerta foi dado às 9.20 horas. Deslocaram-se para o local duas corporações de bombeiros, os Sapadores de Gaia e os Voluntários de Coimbrões, com um total de 16 homens, apoiados por sete viaturas.

O INEM deslocou três meios: uma ambulância e a VMER, de Vila Nova de Gaia, e uma moto, do Porto. Dois elementos da Proteção Civil de Gaia estão, também, no local.

Fonte: Jornal de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário