Rua Rio Cotingo virou um mar de aguas |
Por Darlan Frota e Edilson Oliveira
As fortes chuvas que vem castigando o Estado de Roraima nos últimos dias, já deixam sérios prejuízos para a população local e de outros Municípios. Os moradores da rua Rio Cotingo no bairro Aracelis Souto Maior, passaram a conviver junto com os sapos e um terrível lamaçal.
O município de Boa Vista tornou-se um celeiro de buracos e a pavimentação das ruas e avenidas da Capital são intrafegáveis em decorrência das chuvas intensas, dano-se ainda a falta de estrutura que as mesmas se encontram.
Conforme desabafos da aposentada Raimunda Gomes Pinheiro, 80, e moradora na rua Rio Cotingo essa situação se repete em todo período de chuvas há mais de 4 anos. A falta de apoio do poder público é repugnante, onde o descaso é total e a as pessoas são tratadas como meras mercadorias encaixotadas indefesas e alvos do sistema ou simplesmente curral eleitoreiro.
se continuar o volume de chuvas os moradores terão que sair |
Para a dona Raimunda, a falta de estrutura e saneamento básico das ruas do bairro, trás conseqüências negativas para a saúde das crianças e principalmente das pessoas idosas de modo geral, onde as mesmas são mais propensas as doenças.
DESCASO
No período de inverno são comuns as áreas mais baixas da capital boavistense sofrerem com as enchentes, a pesar de existe um trabalho preventivo de limpezas de esgotos e valas por onde passam todas as águas das chuvas, não existe ainda um sistema de saneamento das áreas em que os problemas acontecem com freqüência.
Moradores ficam ilhados com agua dentro de suas casas. |
Quem mais sofre com o descaso público é a população humilde, os motivos são vários, desde a falta de planejamento por parte das autoridades responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, até falta incentivos de políticas públicas verdadeiras para orientar de forma sustentável a população menos esclarecidas do seu papel na sociedade.
As Políticas públicas presente no Estado precisam sair dos gabinetes de governos e passarem a ser desenvolvidas na prática e acabar de vez com as invasões desordenadas em troca de votos ou boa vontade do sistema político em resolver os problemas que se arrastam por anos sem ter uma solução.
A Constituição Federal deixa claro que, para o cidadão tenha o direito a sua propriedade tem que seguir a função social da mesma, quer dizer que a propriedade urbana tem que seguir o plano diretor da cidade.
IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BASICO
Saneamento é definido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como “o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social” e é importante salientar que quando tratamos de saneamento estamos falando de Purificador de Água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos Agentes de Saúde.
Estabelecidas as definições e a abrangência do termo saneamento, fica clara a importância do saneamento para a saúde do homem, dos animais e da vida do planeta como um todo, pois o saneamento está diretamente relacionado com a saúde e com o meio ambiente.
Importância do saneamento básico |
Morador tenta chegar em sua casa com sua bicicleta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário