terça-feira, 4 de outubro de 2011

Imprensa precisa depender menos do governo, defendem comunicadores



Questionado no que a imprensa brasileira precisa melhorar, os comunicadores são enfáticos: na independência de anunciantes e do governo. Para o jornalista Ricardo Noblat, vencedor do Prêmio Comunique-se 2011 na categoria 'Blog e Tecnologia', a mídia é estatizada. “Precisa privatizar o noticiário.

O noticiário é estatizado. No dia em que o Estado deixar de produzir notícia por uma semana eu não sei como a imprensa vai funcionar”, critica.

O locutor esportivo José Silvério, da Rádio Bandeirantes, vê a mesma situação apontada por Noblat. “Esse patrocínio, que a imprensa é obrigada a ter, compromete muito. O governo é o maior anunciante do Brasil. 


A imprensa fica muito atrelada a uma coisa que deveria ser totalmente separada”.Jornalismo equilibrado. De acordo com Leandro Fortes, repórter da revista Carta Capital, a mídia precisa deixar de se levar pela visão das autoridades. “É necessário ter uma visão mais clara dos movimentos sociais, uma visão menos preconceituosa. 

Entender que a dinâmica social requer um tipo de jornalismo voltado para as pessoas e menos para as autoridades”.Para a jornalista Thatiana Brasil, repórter especial da TV Record, a imprensa peca ao noticiar apenas fatalidades. “Há muitas noticias ruins, a polícia, a violência, tem muita coisa boa para noticiar também. O lado ruim tem que ser mostrado, para não tornar o público alienado, mas o brasileiro também precisa de notícia boa”, defende.

Fonte: Portal Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário