sexta-feira, 6 de junho de 2014

Adeus Justiça , adeus Barbosa!

Na minha infância e lá se vão bons 40 anos – uau, sim 40 anos – eu tinha um ídolo. Era o Wilson Vasconcelos Vianna, o Capitão Aza. Não perdia um programa. Cheguei a encontrá-lo uma única vez quando ele entrou na loja em que eu trabalhava. O tempo passou.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Alagoinha do Piauí amarga o título de cidade mais analfabeta do país

Alagoinha do Piauí tem 7.341 habitantes e concentra o maior número de analfabetos do país: 44% dos jovens maiores de 15 anos (idade adequada para a conclusão do ensino fundamental) não sabem ler nem escrever. A taxa supera a nacional, de 8,7%, e a de nações pobres como Madagascar (36%), Ruanda (29%) e Camboja (26%).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mensaleiros, condenados, apenados. E com méritos!

Apesar de condenados em ação penal e detidos em penitenciárias, oito mensaleiros mantêm condecorações de respeitadas instituições — que não se moveram para cassá-las, contrariando muita gente de boa vida pregressa igualmente homenageada. São Medalhas e Ordens do Mérito do Itamaraty, Ministério da Defesa e Assembleias Legislativas, entre outros. A revelação é de Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PT. Em 2002, ele foi condecorado pessoalmente pelo presidente Fernando Henrique com a Medalha do Mérito do Trabalhador, por serviços prestados aos sindicatos brasileiros…

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Malala diz que raparigas raptadas na Nigéria são como "irmãs"

A jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que sobreviveu a uma tentativa de assassínio pelos talibãs, disse que as raparigas raptadas numa escola na Nigéria são como suas "irmãs" e que os sequestradores não compreendem o islão.

Polícia Federal abre dois inquéritos para investigar ameaças de morte a Barbosa

A pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal abriu dois inquéritos para investigar as ameaças de morte feitas ao presidente do Tribunal, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais. As mensagens foram encaminhadas ao Supremo por meio de contas criadas no Facebook com nomes falsos. Segundo a revista Veja, um dos autores identificados pela PF é Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.

sábado, 10 de maio de 2014

É bola no campo, ebola na rua

Agência Nacional de Vigilância Sanitária redobrou a atenção e informa estar preparada em todos os aeroportos. Vinte anos depois, justamente durante uma Copa do Mundo, o vírus ebola volta a assustar o mundo, em especial a África Ocidental, onde teve origem. A ONG Médicos Sem Fronteiras enviou mais 60 profissionais para a região. O vírus já matou 135 vítimas nos últimos meses na Guiné e Libéria. Há uma preocupação de entrada do vírus no Brasil com a chegada das seleções e de turistas vindos do continente.

Metade do Congresso responde ação penal ou inquérito no STF

De acordo com o levantamento elaborado pelo site Congresso em Foco, divulgado em setembro de 2013, 224 parlamentares respondiam a 542 pendências criminais no mais alto tribunal do país. Entretanto, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, este número hoje é ainda maior, chegando a “pouco menos de 300”.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Somos todos bananas

Na semana passada, Lula, ex-chefe máximo de Estado, desclassificou os atributos técnicos da corte máxima do país, o STF, em viagem internacional. Ele fez questão de dizer para a imprensa mundo a fora que o julgamento que, por acaso, condenou seus principais assessores— por desviarem a bagatela de 100 milhões de reais de verbas públicas para comprar apoio político e partidário no Poder Legislativo— teria sido 80% político. Ao dar essas declarações, a prioridade de Lula era, com certeza, preservar a imagem do país.

Kátia Abreu é a parlamentar mais perigosa do Brasil, diz ‘Guardian’

Uma reportagem publicada na última segunda-feira, 05, no jornal britânico Guardian traça o perfil de Kátia Abreu (PMDB-TO) e classifica a senadora como “a mais proeminente e perigosa parlamentar do Brasil”.

Considerada uma das vozes mais ativas em defesa do lobby ruralista, Kátia teve um papel importante em tornar mais flexível o Novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012. A senadora também defende a construção de mais estradas na Amazônia e um controle mais rígido sobre as reservas indígenas brasileiras. Segundo o jornal, tais medidas fizeram Kátia ganhar de seus opositores e de membros do Greenpeace Brasil o apelido de “Miss Desmatamento” e “Rainha da Motosserra”.



A reportagem cita ainda uma entrevista em que Kátia admite sua ambição de ser presidente do país. “Concorrer à presidência não é um plano, é um fato. Estou me preparando para isso, é o meu destino”, disse a senadora em uma entrevista concedida em seu gabinete em Brasília.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Carta e estratégias de enfrentamento as mudanças climáticas encerram o Seminário sobre Mudanças Climáticas e Salvaguardas REDD+

O Seminário sobre Mudanças Climáticas e Redução de Emissões por Degradação e Desmatamento (REDD+), encerrou na quarta-feira, 30, com apresentação de estratégias de enfrentamento as mudanças climáticas e Carta das lideranças indígenas, dando destaque às principais manifestações dos povos indígenas de Roraima em relação à temática discutida no evento. A atividade foi realizada no auditório “Lindalva Macuxi”, na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em Boa Vista.

Comissão da Arquidiocese de SP defende dignidade dos gays

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 30, uma nota em "defesa da dignidade, da cidadania e da segurança" dos homossexuais. O texto foi publicado às vésperas da 18.ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, que será realizada neste domingo, 4, na Avenida Paulista.

Human Rights Watch (HRW) diz que ativistas foram sujeitos a abusos físicos e psicológicos graves durante onda de protestos

Os juízes e procuradores na Venezuela têm ignorado repetidamente as evidências de abusos sistemáticos dos direitos humanos por parte das forças de segurança do governo, disse grupo proeminente de direitos humanos nesta segunda-feira (5).

terça-feira, 15 de abril de 2014

Mais um preso é encontrado morto em Pedrinhas

O governo do Maranhão contabiliza os mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís (MA), que já somam sete, apenas em 2014. A Polícia Civil do Maranhão investiga os crimes no presídio onde também estão atuando os homens da Força Nacional de Segurança.

'Menores vivem em Jaulas', diz Barbosa em Alagoas

Em entrevista à imprensa, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou que a situação nas unidades de internação de menores em Maceió é de completa insalubridade e não tem condições de permanecer da forma como está. Ele também afirmou que os internos estão vivendo em 'verdadeiras jaulas', citando o ambiente inadequado dos alojamentos.

4ª INSPEÇÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS .

 O pacote do governo federal de ações de combate ao crack e outras drogas - que prevê o financiamento de instituições como as vistoriadas pelo CFP - foi uma derrota, admite Bicalho (leia boxe). Ele lembra, também, que o Conselho Federal de Psicologia impetrou ação no Supremo Tribunal Federal questionando a internação compulsória adotada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Líbano criminaliza violência doméstica

O parlamento libanês adotou uma lei que, pela primeira vez, pune a violência doméstica, graças a uma dura campanha sem precedentes da sociedade civil, num país conservador e marcado pelo confessionalismo.