terça-feira, 9 de abril de 2013

Amnistia pede investigação a caso de tortura nas Fiji

A Amnistia Internacional apelou, esta terça-feira, ao regime militar das Fiji para lançar uma investigação urgente sobre um vídeo disponível na Internet, que parece mostrar dois homens a serem torturados por elementos das forças de segurança. Veja o vídeo (contém imagens chocantes).

As imagens disponíveis no YouTube mostram um dos homens a ser brutalmente agredido com bastões e barras de ferro.

A Amnistia disse estar a tentar verificar a autoria do vídeo, filmado em setembro, o qual mostra prisioneiros evadidos a serem mal tratados, após de terem sido recapturados por militares, que governam a nação do Pacífico desde o golpe de 2006.
A organização de defesa dos direitos humanos afirmou que independentemente de quem sejam os envolvidos, trata-se de um caso de tortura, tendo exortado por isso o líder do regime militar das Fiji, Voreqe Bainimarama, a ordenar um inquérito independente urgente.
"É chegada a hora de Voreqe Bainimarama aparecer e de condenar veementemente o uso da tortura nas Fiji e de lançar uma investigação", afirmou o diretor executivo da Amnistia Internacional na Nova Zelândia, Grant Bayldon, em declarações à agência AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário